A direção do Hospital São Francisco enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Formoso (BA) na semana passada alertando superlotação por conta de surto de síndromes gripais, e também solicitou um plano de contingência nos postos de saúde pra evitar um colapso no hospital nos próximos dias.
O documento sugere também que o Conselho Municipal de Saúde “acompanhe de perto esta situação por se tratar de interesse coletivo e que possa contribuir com soluções para o risco previamente anunciado”.
Segundo os dados do hospital, em março foram registrados 203 casos de síndromes gripais, em abril o número subiu para 265 casos. Até o dia 15 de maio foram 131 pessoas atendidas com síndromes gripais.
A reportagem da rádio 98 FM entrou em contato com o secretário de saúde de Campo Formoso, Paulo Henrique, desde o início da manhã desta quinta-feira (25), pra saber se já existe um planejamento de contingência. Ele disse que irá nos dar informações ainda na manhã desta quinta-feira.
A reportagem também entrou em contato com o Conselho Municipal De Saúde. Segundo a presidente Antônia Freitas, esse assunto será apresentado na reunião de Conselho somente na próxima semana. Porém a presidente da entidade sinalizou que vai conversar ainda nesta quinta-feira com o secretário de saúde para tomar providências.
O alerta do hospital pode servir também para os municípios vizinhos que dependem dos serviços da unidade de saúde de Campo Formoso para que também façam seus planos de contingência.